sexta-feira, 31 de julho de 2009

- comprar um pre amplificador...


Qual é afinal o melhor pré amplificador...


Nem todo mundo sabe mas o pré amplificador onde o microfone está ligado faz muita diferença no resultado final da gravação. Os pré amplificadores são circuitos transistorizados ou valvulados que amplificam o sinal elétrico gerado pelas bobinas dos microfones ou pela captação dos instrumentos eletrificados como guitarras e contrabaixos. Os botões (potenciômetros) de ganho (GAIN ou TRIM) existentes em cada canal de uma mesa de som são na verdade os controles de entrada de sinal dos pré amplificadores desses canais.
Como em todo tipo de circuito elétrico, os pré amplificadores podem ter performances diferentes de acordo com o seu projeto e com a qualidade dos componentes eletrônicos utilizados na sua fabricação. Alguns consoles (mesas de som) são tão caros e famosos que podem custar alguns milhares de dólares, como é o caso das mesas de som NEVE que possuem os pré amplificadores mais bem projetados do mercado.
A precisão com que um circuito trabalha com o sinal elétrico e seus transientes é fundamental para garantir a sua integridade, resultando em um baixo índice de distorção e um minimo de ruídos no áudio gravado.
Quando aumentamos a intensidade do controle de ganho (GAIN), que costuma ficar na parte de cima dos canais da mesa, a primeira sensação que temos é que o volume do som aumentou. Na verdade não é apenas isso... De fato o volume aumenta, mas na realidade o que está sendo aumentado é a sensibilidade do microfone e a presença do áudio que está sendo captado, o que é muito diferente de aumentar o volume no botão de saída do canal (FADER) que costuma ficar na parte de baixo dos canais da mesa. Se aumentarmos bem lentamente o ganho poderemos sentir uma mudança na coloração o nos harmônicos do áudio que esta sendo captado antes mesmo de sentirmos o aumento substancial do seu volume. Essa relação entre a mudança da sonoridade e o aumento real do volume é que define a qualidade do pré amplificador. Isso explica porque muitas vezes ao escutarmos musica em um microsistem domestico temos a sensação de que a partir de uma determinada posição do botão de volume o som começa a distorcer ao invés de realmente aumentar o volume. Isso mostra que se trata de um circuito com pouca potencia ou de baixa qualidade.
Quando estamos gravando podemos utilizar os prés da mesa de som (GAIN ou TRIM) ou podemos usar pré amplificadores externos. No caso de mesas de som podemos citar os prés da MACKIE, TAPCO e a linha XENYX da BEHRINGER como as melhores opções no que diz respeito à relação custo beneficio. Existe ainda outras marcas e modelos de mesas que também apresentam ótimos prés como é o caso da TASCAN, YAMAHA, SPIRIT, ALLEN&HEAT, DIGIDESIGN, DDA e ROLAND.
Nesse artigo vou me ater aos pré amplificadores portáteis, no próximo artigo escreverei sobre os pré amplificadores em formato de rack e posteriormente falaremos nas mesas de som.
Em se tratando de pré amplificadores os preços variam muito, os mais baratos podem ser encontrados por aproximadamente R$200,00 e os mais caros podem chegar até a R$40.000,00 ou mais.
Os valvulados mais populares atualmente são o BEHRINGER MIC100 e o MIC200 que são vendidos na internet por aproximadamente R$200,00. Eles são portáteis e tem baixo custo, o que podemos considerar uma boa vantagem. Entretanto não funcionam muito bem em gravações porque podem gerar um pouco de ruido de fundo, em compensação são ótimos ao vivo onde esses ruídos se tornam imperceptíveis. Eu prefiro usa los em violões de nylon do que em violões de aço, na medida em que eles apresentam melhor resultado nas freqüências médias.
Nesse formato portátil e valvulado os ART STUDIO PRO e V3 são inquestionavelmente os melhores do mercado. Esses eu recomendo em qualquer situação, tanto no estúdio como no palco. Funcionam muito bem com violões eletrificados e são perfeitos para microfones condensadores ou dinâmicos. Eles costumam ser encontrados por aproximadamente R$250,00 em sites de e-commerce, e isso faz deles a melhor opção na relação custo beneficio.
Ainda na linha dos portáteis temos o SAMSON C-VALVE que tem a vantagem de possuir uma saída digital SPDF com conversor de 96Khz em 24bit, o que é uma ótima solução para usarmos aquele canal SPDF da nossa placa de áudio que acaba nunca servindo pra nada. O seu preço fica em torno de R$400,00 e também é facilmente encontrado na internet.
Outro portátil notável é o TUBE-PRE da PRESONUS. Ele também é valvulado e é muito elogiado por vários profissionais. Pode ser encontrado por aproximadamente R$500,00. Sua outra versão é o BLUE-TUBE, trata-se do mesmo circuito a válvula só que com dois canais de amplificação por um preço médio de R$800,00.
Um portátil transistorizado bem acessível é o MIC800 da BEHRINGER. O seu diferencial é que ele vem com vários presets de amplificação para vozes e instrumentos e possui também um circuito simulador de válvula. O seu preço é em torno de R$250,00.
A M-AUDIO também tem o seu portátil. É o AUDIO BUDDY, que vem com dois canais de amplificação e custa em torno de R$500,00. Uma boa opção para trabalhar em conjunto com as placas da M-AUDIO.
Existe ainda vários outros modelos e marcas mas esses aqui citados são os mais conhecidos atualmente.
O mais importante mesmo é entender como eles funcionam e saber qual a melhor forma de utiliza los. No caso dos valvulados o potenciômetro do input define a quantidade de sinal que entra no sistema e o output define a quantidade de energia que sai. Sendo assim quando ajustamos o pré com um sinal de entrada maior do que o de saída ocorre uma saturação na válvula que gera o que chamamos de áudio “aquecido”. Com a saturação da válvula costuma ocorrer o aumento do volume e uma leve compressão no áudio, que pode variar de acordo com a relação entre o sinal de entrada e o de saída, resultando em diferentes possibilidades de compressão e coloração do som.
A intensidade com que saturamos a válvula e a relação estabelecida entre o input e o output irá variar de equipamento para equipamento. Devemos sempre levar em consideração o tipo de sonoridade do instrumento que estamos amplificando, bem como o seu pico de sinal e a sua pressão sonora, assim evitaremos que ocorram distorções e defeitos no áudio a ser gravado. Nesse caso a melhor forma de saber qual a regulagem ideal é tentando as varias possibilidades até encontrar a que soa melhor.
A conclusão que podemos chegar é que mais importante do que saber se compramos ou não o melhor pré amplificador do mercado é saber se estamos conseguindo utiliza-lo da melhor forma, aproveitando todos os recursos e possibilidades que ele nós oferece. Mais uma vez o que fara realmente a diferença na busca de um satisfatório resultado final, serão os nossos conhecimentos técnicos aliados ao bom censo e à nossa sensibilidade musical.
No próximo artigo falaremos sobre os pré amplificadores em formato de rack e nos chamados prés de boutique.
Espero que essas poucas dicas possam lhe ajudar na hora de escolher o seu novo pré amplificador portátil. Se você tem alguma duvida mais especifica escreva ao Dr. Musica no email doutormusica@gmail.com e acompanhe o nosso blog para ler a sua resposta.

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