sábado, 25 de julho de 2009

- microfone condensador




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Comprando um microfone condensador
Em se tratando de microfones condensadores ou capacitivos, o valor do investimento pode aumentar um pouco. A princípio eles eram usados apenas em estúdios de gravação mas com o tempo foram sendo desenvolvidos modelos handheld (de mão) para serem usados também em shows e apresentações.

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Os microfones são transdutores iguais aos altos falantes, também possuem um cone de papel ou plástico, só que em tamanho reduzido e com função oposta. No caso do alto falante, existe uma bobina que recebe um sinal elétrico vindo do amplificador, essa bobina é presa a um cone de papel ou metal que é preso ao chassi do alto falante através de uma membrana de papelão com bordas de borracha. O sinal elétrico recebido pela bobina movimenta o cone e a membrana para dentro e para fora em uma velocidade capas de gerar o som que ouvimos. Os microfones também são transdutores iguais ao alto falante só que funcionam de forma contraria. A sua membrana sofre a pressão sonora exercida pelo ar e na medida em que ela se movimenta uma pequena bobina ligada a ela transforma essa pressão sonora no sinal elétrico que é enviado ao pré-amplificador.
Os microfones condensadores são mais sensíveis e não servem para captação direcional de instrumentos de grande pressão sonora. Possuem um áudio mais cristalino e com maior volume. A consequência disso é que as freqüências altas se tornam mais presentes e podemos dizer popularmente que eles tem a vantagem de apresentar uma “claridade” bem maior às gravações em relação aos dinâmicos. O inconveniente dos condensadores é que para utiliza-los é necessário que eles estejam ligados a um pré-amplificador ou a uma mesa de som que possua conector XLR com alimentação phanton-power (48Volts). Essa carga de 48v é conduzida ao interior do microfone pelo conector neutro do plug (pino do meio) e cria um campo magnético dentro da capsula, fazendo com que o diafragma flutue sobre a bobina sem a necessidade de que ele esteja preso ao chassi da capsula como é o caso dos alto falantes e dos transdutores de microfones dinâmicos. Esse sistema anula o fator de resistência mecânica do diafragma, permitindo que o movimento desse diafragma em relação à bobina do microfone seja muito mais rápido. Essa velocidade do diafragma transdutor é o que proporciona aos condensadores uma sensibilidade bem maior às freqüências altas (agudos) que normalmente não são captadas pela maioria dos microfones dinâmicos por terem o seu comprimento de onda bem menores e mais fracos. Para uma maior compreensão do assunto sugiro a leitura do artigo do site www.music-center.com.br .
A entrada das industrias chinesas no mercado internacional democratizou a aquisição dos equipamentos profissionais de áudio na medida em que os seus preços diminuíram bastante.
Hoje já existem alguns microfones condensadores de valor bem acessível e ótima qualidade técnica, mas a melhor relação entre custo/beneficio em microfones de primeira linha, em qualquer segmento, ainda é invariavelmente dos microfones da RODE. Adquirir um RODE é sempre garantia de tranquilidade e uma ótima compra... Trata-se de microfones com alto padrão de qualidade e sonoridade cristalina, quente e macia, acima da media dos outros microfones de primeira linha, por um valor bem abaixo da maioria dos seus concorrentes. 
Em se tratando de microfones de segunda linha viáveis, podemos citar o JTS js1-E e os BEHRINGER CO1, CO2 e CO3 e agora o CO1U que vem com conector USB e pode ser ligado diretamente ao computador através de uma conexão USB. Os modelos com conexão USB são uma nova opção para home-studios ou para sistemas portáteis de gravação porque dispensam o uso de pré amplificadores, mesas de som, e interfaces de conversão de áudio. Há também os SAMSON CO1, CO2 e CO3. e o novo SAMSON CO1U que também possui conector USB. Todos esses podem ser facilmente encontrados em sites de e-commerce por aproximadamente R$400,00.
Em se tratando de microfones de baixo custo, eu pessoalmente prefiro os da SAMSON porque constatei que possuem os melhores componentes, são mais bem acabados, possuem um controle de qualidade mais rígido e depois de alguns testes percebi que eles possuem também a melhor sonoridade, o que faz deles uma ótima opção para quem precisa de um bom microfone e não pode desembolsar uma pequena fortuna pra comprar um NEUMANN ou mesmo um AKG.
É importante esclarecer que em se tratando de equipamentos de áudio, embora a maioria das empresas fabriquem equipamentos em todos os seguimentos, cada uma delas apresenta melhores resultados em um determinado tipo de equipamento. No caso de microfones de baixo custo eu destacaria a SAMSON da mesma forma que para mesas de som de baixo custo eu prefiro as TAPCO que são consideradas a linha popular da MACKIE e em segundo lugar as BEHRINGER da linha XENIX que possuem pré-amplis e equalizadores de ótima qualidade.
Uma outra marca de microfones de baixo custo que vem se destacando é a SUPERLUX com o CMH-8B e o CMH-8G (valvulado), eu mesmo já comprei um CMH-8B e acho que se trata de um bom microfone na faixa dos R$800,00. Ele pode ser considerado um pouco barulhento se formos compara-lo com o clássico AKG 414-C Gold, que custa aproximadamente R$3.900,00 , mas vale salientar também que a diferença de preço é justificada pela diferença de sonoridade.
Outro condensador AKG um pouco mais acessível mas com o mesmo padrão de qualidade é o AKG C3000 que pode ser encontrado por aproximadamente R$850,00.
Os condensadores MXL-990 trazem o respeitado sobrenome MARSHALL Eletronics e podendo ser encontrados por aproximadamente R$400,00 eles vem fazendo bastante sucesso no mercado de home-studios. A MXL possui uma variedade enorme de microfones condensadores para estúdio, alguns possuem conector USB como é o caso do MXL-007U que pode ser comprado por aproximadamente R$800,00 e alguns são valvulados como é o caso do MXL-V69 com preço em torno de R$1.500,00.
Um condensador que me chamou muito a atenção foi o CAD GXL3000 que pode ser comprado na internet por aproximadamente R$800,00. Eu já usei um desses para gravar voz e fiquei bastante surpreso com o resultado.
Finalmente o mais conhecido e mais cobiçado por todos é o clássico alemão NEUMANN TLM 301. Ele não é o mais caro da marca mas traz a grife NEUMANN, que e considerada a melhor fabricante de microfones do mundo. Pode ser encontrado por R$5000,00 nas melhores lojas do ramo.
Para finalizar este artigo eu vou citar alguns condensadores handheld (de mão) que eu conheço e recomendo. A melhor relação custo beneficio nesse sentido é sem duvida nenhuma o SAMSON CO5 por aproximadamente R$200,00. O AUDIO-TECHNICA AT2010 que custa em média R$150,00 e o AKG C5 por R$500,00. Claro que a conceituada NEUMANN também lançou o seu handheld. O NEUMANN KMS-105 custa a bagatela de R$2.500,00 e não é muito fácil de ser encontrado, mas com certeza deve valer cada centavo investido.
Espero que essas poucas dicas possam te ajudar na hora de escolher o seu novo microfone. Se você tem alguma duvida mais especifica escreva ao Dr. Musica no email doutormusica@gmail.com e acompanhe o nosso blog para ler a sua resposta.
Um abraço...

4 comentários:

  1. Olá, não podemos esquecer dos mics condenser da NODE - linha NT, são excelentes... e o custo não é tão alto pela qualidade que ele proporciona... eu tenho o NT1000 (aprox. R$ 1200,00)e posso recomendá-lo... um mic excepcional... caso queira algo mais em conta e com uma qualidade boa... eu sugiro o Behringer B2-PRO (aprox. R$ 450,00). Bom esses são os modelos que conheço e posso indicar. Pois não constam nesta matéria... Parabéns ao Blog pela iniciativa... Abraço a todos.

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  2. tenho um samson c01 e a qualidade dele é muito top, se capricha bem na mixagem é lógico se usar um boa equalização depois de gravar a voz flat e usar um bom equalizador vst e um bom compressor vst, a qualidade fica top com qual quer microfone condenser, mais creio que dos baratos o samson é o melhor sem dúvidas !!!

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