sexta-feira, 7 de agosto de 2009

- pre amplificador de rack


Você esta procurando um pré amplificador de
rack ou de boutique?











Agora que já falamos sobre os pré amplificadores portáteis e sobre os mais baratos, vamos falar um pouco sobre os racks e sobre os prés de boutique, que costumam ser um pouco mais caros do que os citados anteriormente.

Amplificar é o mesmo que ampliar ou aumentar a amplitude ou intensidade de um sinal elétrico. Sendo assim podemos dizer que de um modo geral todos os pré amplificadores são semelhantes no funcionamento e na utilização. A necessidade de se estabelecer uma boa relação entre o sinal de input e o de output, conforme foi descrito no artigo anterior, serve para todos os tipos de pré amplificadores. A única diferença é que em alguns pré amplificadores de rack poderemos encontrar também alguns outros recursos como equalizadores e compressores além da simples amplificação do sinal de áudio.

Um equipamento com recursos extras pode trazer mais soluções, mas em alguns casos pode trazer também mais problemas. Na verdade isso vai depender do conhecimento técnico, do bom senso e da sensibilidade musical de cada um. Esses fatores são imprescindíveis para utilizarmos esses recursos extras da melhor forma possível.

Como eu descrevi no artigo passado, ao aumentarmos o ganho de um pré amplificador é comum sentirmos um aquecimento nos harmônicos, além da presença mais intensa de algumas freqüências, principalmente na região dos médio graves, antes mesmo de sentirmos o aumento real do volume.

Para trabalhar melhor esses efeitos colaterais, alguns pré amplificadores apresentam equalizadores e compressores. Os equalizadores são filtros que devem ser utilizados quando precisamos extrair freqüências indesejadas ou excessivas, comuns ao processo de amplificação de áudio. Já os compressores são a ferramenta que nos permite ter o controle dinâmico e constante sobre a pressão sonora e sobre volume final desse áudio. Explicarei mais detalhadamente como funcionam essas ferramentas em outro artigo, por hora o importante é sabermos que esses recursos são acoplados a alguns pré amplificadores para facilitar o trabalho de controle das freqüências excedentes permitindo que o áudio que foi captado através dos microfones seja gravado diretamente sem a necessidade de passar por outros equipamentos periféricos.

Sendo assim, os pré amplificadores que possuem esses recursos nos permitem conseguir um ótimo resultado de áudio, dispensando a equalização e os inserts que seriam aplicados posteriormente na mesa de som ou através de plugins, como os que são usados em sistemas digitais de gravação.

Uma regra importante para os iniciantes no mundo do áudio é que “em se tratando de áudio: Menos... É sempre mais...” ou seja, quanto menor a alteração no áudio captado, quanto menor a quantidade de efeitos aplicados e quanto menor a quantidade de circuitos percorridos, melhor sera a qualidade desse áudio e mais fácil sera trabalhar com ele na fase final de mixagem. Essa concepção de trabalho também é fundamental se quisermos garantir a integridade artística do material original.

Em se tratando de pré amplificadores em formato de rack podemos começar citando o Mic2200 Ultragain Pro da BEHRINGER. Trata-se de um valvulado com dois canais e equalizador paramétrico com preço bem acessível e fácil de ser encontrado na internet por aproximadamente R$500,00.

O DMP-3 da M-AUDIO é um valvulado com dois canais que não traz recursos extras de equalização e compressão mas é muito bem visto entre os profissionais de áudio que consideram que a principal característica de um bom pré ampli está na qualidade dos componentes aliado à um bom projeto e a um baixo nível de distorção e ruídos. É um ótimo complemento para os sistemas digitais de gravação da M-AUDIO e custa em torno de R$ 750,00.

Se você procura um equipamento completo é não se importa de pagar um pouco mais eu recomendo o VOICE CHANNEL da ART. Trata-se de um valvulado de alta performance com d-esser, expander, equalizador paramétrico de quatro bandas e compressor valvulado. A sua desvantagem é que ele possui apenas um canal de amplificação, mas em compensação ele conta com um poderoso conversor digital de 192 Khz em 24 bits com saída digital SPDF, AES/EBU, ADAT e USB tudo isso por apenas R$ 3.200,00 e com o já conhecido padrão de qualidade ART.

Em se tratando de pré amplificadores vintage de boutique temos várias opções. Podemos citar o ARSENAL AUDIO / Api Mp-r20 com dois canais por R$ 7.000,00, o UNIVERSAL AUDIO Solo 610, um valvulado de um canal por R$ 3.500,00, o AVALON Vt 737 por R$ 7.700,00 e o AVALON 747 Sp por R$ 6.500,00, o ART Mpa Gold com 2 canais valvulados por R$ 2.500,00, o famoso JOEMEEK Three Q, aquele de painel verde com dois canais por R$ 2.000,00, ou ainda o clássico UNIVERSAL AUDIO 6176 por R$ 7.000,00. Ainda nesta linha de prés vintage o sonho de consumo de todo profissional de áudio é o VOXBOX GOLD da MANLEY que pode chegar a R$ 15.000,00 e não é muito fácil de ser encontrado.

Uma marca que também deve ser citada e é bastante conhecida é a FOCUSRITE. O modelo mais conhecido é o FOCUSRITE Twin Trak que possui dois canais com equalização e conversor digital de 96 Khz. Trata-se de um solid state que pode ser encontrado por aproximadamente R$ 2.800,00 nas melhores lojas de equipamentos de áudio.

Muito mais poderia ser dito sobre esse assunto... Este artigo foi apenas um resumo sobre o tema. Esperamos que essas informações possam lhe ajudar na hora de comprar o seu pré amplificador. Se você tem alguma dúvida mais especifica escreva para doutormusica@gmail.com e acompanhe o nosso site para saber a resposta. Até a próxima...

2 comentários:

  1. O mais bacana de seu blog é que você além de mostrar um leque de opções, você ainda dá os valores e sua opinião pessoal. Muito bom mesmo este blog. Já está nos favoritos. Abraço!

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  2. Tudo bom. Gostei das explanações. O que você acha do dbx 376 e do dbx 386. com relação ao voice channel da art. Que inclusive está por 429 dolares e pra importar sai por 1700 reais. Já o dbx 376 custa 799 dolares e neste caso se fosse inportar daria mais ou menos uns 1900 reais. Qual o melhor pre custo beneficio e um pre melhor que o avalon 737 sp e que seja mais em conta. Parabens pelas informações.

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