quarta-feira, 22 de julho de 2009

- o melhor monitor de audio e estudio

Qual monitor eu devo comprar???

Há uns dias atrás um amigo me telefonou pedindo uma orientação sobre monitores de referencia para estúdio... Ele precisava comprar um par de monitores de áudio e com tantas opções diferentes no mercado ele não sabia qual escolher. Pesquisando o assunto na internet percebi que ele não era o único. Muitas pessoas tem a mesma dúvida... Resolvi então escrever sobre o assunto.

Ocorre que nesses meus vinte e três anos trabalhando com áudio e musica eu vi muitos equipamentos serem lançados e saírem de linha , alguns se transformaram em clássicos mas a maioria sucumbiu aos avanços tecnológicos da atual musica digital. Novos materiais vão sendo descobertos e novos projetos vão sendo desenvolvidos, enfim a aquisição de um bom par de monitores de referencia não é mais um luxo ao alcance apenas de grandes estúdios e consagrados produtores musicais.

Cheguei á conclusão que o melhor monitor de referencia é aquele que tem um preço que cabe no seu bolso, com um som que te agrada e principalmente te ajuda a chegar em um bom resultado final de gravação sem provocar stresse auditivo depois de algumas horas continuas de trabalho.

Isso quer dizer que esse é mais um caso onde o gosto pessoal vai definir a melhor escolha.

Um dos fatores que acabará sendo levado em conta é o tipo de musica que você produz e ouve, alem das suas referencias musicais e artísticas. Ou seja, quem trabalha com musica clássica e acústica e gosta de ouvir orquestras vai preferir monitores com o som mais sutil, com mais expressão nas freqüências medias e menos expressão nos graves, por sua vez quem trabalha com musica eletrônica vai preferir monitores que apresentem uma coloração com maior reforço nas freqüências agudas e nos graves.

O importante é que o monitor reproduza as freqüências em todas as regiões da forma mais linear possível, permitindo assim um resultado final de mixagem que soe bem em praticamente qualquer equipamento de som. Isso é o que podemos chamar de “caixa plana”.

O monitores podem ser passivos como o Alesis monitor one ou o clássico Yamaha NS10 e para funcionar precisam de um amplificador de potencia como é o caso do Alesis RA100 - reference power amplifier . Ou podem ser ativos, com sistema interno de amplificação como a maioria dos monitores que temos hoje no mercado.

O tamanho dos altos falantes costuma variar entre woofers de3,25' polegadas, 5' ou 6' ou ainda 8' polegadas e drivers entre 1' e 4' polegadas. Os materiais também variam muito, podendo ter domo de seda, papel, metal e fibras sintéticas derivadas do plastico e da borracha.

Costumam ter divisores em duas vias, uma para freqüências baixas ou graves com potencia que pode variar entre 25W a 250W RMS e outra para freqüências altas ou agudas com potencia variando entre 10W a 100W RMS, dependendo do projeto, da marca e do modelo.

As marcas mais conhecidas atualmente são Samson, M-Audio, Behringer, Edifier, Krk, Tanoy, Alesis, Mackie, Yamaha, Tapco, Genelec e Dynaudio, com preços que podem variar entre R$500,00 e R$50.000,00 por um par de caixas.

Alguns aspectos devem ser levados em conta na hora de escolher um par de monitores.

São eles:

  • Quanto você dispõe para este investimento?

  • Qual o tamanho da sala onde você vai trabalhar com eles?

  • Que tipo de projetos e em que estilo você pretende realizar?

  • E finalmente qual a performance que você espera deles?

Se você não for muito exigente no quesito pressão sonora e quiser gastar até R$800,00 uma boa opção é o M-Audio Studio pro 3 com drive de 3,5' para os graves e 1' para os agudos e uma potencia de 20W RMS. Ele tem um som muito equilibrado e limpo. Ainda nessa mesma faixa de potencia e também com uma ótima qualidade sonora temos o Roland Dm 2100

Se você é um pouco mais exigente e se considera um audiófilo com um gosto refinado, prefere um som com mais qualidade e não com mais volume e ainda pretende gastar menos de R$1000,00, uma ótima opção pra você pode ser a Edifier R1900 TIII. Com um falante de 5' polegadas para os graves, um drive de 1' com domo feito em seda, uma potencia de 30W RMS por caixa e um programa de calibragem desenvolvido pelo renomado engenheiro Phil Jones. As Edifier R1900 TIII prometem uma performance linear e plana com acabamento e sonoridade bem acima da média das concorrentes por módicos R$850,00.

Subindo um pouco o valor do investimento mas ainda próximo de R$1000,00 temos os KRK Rokit RP5 G2 que são um pouco mais agressivos do que os outros da mesma categoria mas também com qualidade e satisfação garantidas. Com falante de 5' e 45W RMS de potência, o modelo rokit RP5 da krk é uma ótima opção se você esta montando um home studio sem grandes pretensões de produzir o próximo vencedor do Grammy, mas com um som forte e expressivo como o som da sua banda exige.

Por volta de R$1500,00 podemos citar os Truth B2031 da Behringer, com 150w RMS para os graves 75W RMS para os agudos e a linha Resolv da Samson. com potencia a partir de 70W rms no modelo 50a. Tanto os Samson como os Behringer geram muita controvérsia, algumas pessoas gostam muito e outras detestam, esse é mais um daqueles casos onde o melhor é ir até a loja e escutar o som pra ver se gosta.

Um pouco acima de R$1500,00 com 75W RMS de potencia por caixa e falante de 5' podemos destacar ainda os Alesis M1 520, que alias eu acabei de adquirir um par em uma ótima oportunidade de negocio no Mercado Livre e confesso que estou muito satisfeito... esse eu particularmente recomendo a todos.

A partir de R$2000,00 começamos a falar de monitores um pouco mais robustos e maiores, na maioria das vezes possuem falante de 8' e potencia em torno de 200W RMS. Nessa faixa de preço vale a pena citar os Tapco S5 e S8 que são fabricados pela Mackie e proporcionam uma ótima relação custo beneficio.

De R$3000,00 em diante é melhor relação custo benefício ainda fica por conta dos Mackie, mas não podemos deixar de citar os clássicos Genelec que de um modo geral são referencias inquestionáveis no mercado internacional do áudio.

Existem ainda muitas outras marcas e considero que seria necessário escrever um livro inteiro para abordar o tema como ele realmente merece ser abordado, contudo, eu não podia terminar esse artigo sem citar os Dynaudio, com valores que variam entre R$7000,00 e R$50.000,00 eles são na minha opinião a melhor caixa acústica que podemos encontrar no mercado. Para quem nunca teve a oportunidade e o prazer de escutar monitores ou torres da Dynaudio, eu posso dizer que se trata de uma experiencia única e inesquecível que eu sinceramente recomendo a todos.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse artigo , parabéns. Estou em dúvida entre uma riki's 4 ou 5 G3 e uma Samson Resolv 40a você pode me ajudar a escolher amigo ?

    ResponderExcluir