sábado, 25 de julho de 2009

- o melhor microfone para o seu home studio

O melhor microfone para o seu home-studio


Se você também está precisando decidir sobre qual microfone comprar eu sugiro que antes de mais nada você pense na função principal que você pretende que ele tenha, alem de avaliar as situações em que você precisará usá-lo. È importante ter uma noção dos diferentes tipos que existem, quais as suas características e aplicações.

Esse tema é amplo e merece um livro inteiro pois existe muita coisa a ser dita. Pra quem deseja se aprofundar no assunto uma boa dica é o livro “Microfones” do eng. de áudio Solon do Valle.

A primeira coisa que você precisa saber é que os microfones se dividem basicamente em dinâmicos, condensadores ou capacitivos, microfones de fita e piezo. Os principais tipos de captação são: cardióides, supercardióides, hipercardióides, bidirecionais e omnidirecionais. Alguns condensadores são mais versáteis e possuem várias formas de captação diferentes, selecionáveis a partir de uma chave específica. Alguns microfones possuem também controles de atenuação de pressão sonora (-10Db) e filtro de corte de freqüências graves do tipo passa-altas (LowCut) , o que pode ser bastante útil quando estamos gravando em locais com muitos ruídos ou captando instrumentos de muita pressão sonora.

Os preços podem variar entre R$50,00 e R$15.000,00 e as marcas mais conhecidas são AKG, SHURE, SENNHEISER, NEUMANN, MXL, CAD, AUDIO-TECHNICA e BEYERDYNAMIC. Entre as marcas de valor mais acessível podemos citar a SAMSON, a BEHRINGER, JTS, SUPERLUX e YOGA.

Nesse artigo eu vou abordar os dinâmicos e no próximo artigo eu prometo falar sobre os condensadores.

Os microfones dinâmicos são bem versáteis e aceitam bastante pressão sonora, alem de serem mais robustos e se adaptarem a todo o tipo de situação. São muito usados em sonorização de shows e na maioria dos modelos predomina a captação do tipo cardióide.

O dinâmico mais conhecido é o clássico SHURE SM58. Trata-se de um cardióide bastante resistente de sonoridade equilibrada que responde bem entre 50 e 15000Hz e é utilizado pela maioria dos artistas profissionais. Se você pretende possuir apenas um único microfone esse seria o mais indicado. Ele pode ser facilmente encontrado em sites de e-comerce como MERCADO LIVRE, AMERICANAS.COM, BUSCAPE ou SUBMARINO por aproximadamente R$350,00, porem deve-se tomar algum cuidado com preços muito abaixo da media uma vez que esse é o microfone que foi mais falsificado até agora.

Outro dinâmico clássico é o SHURE SM57. Ele é uma variação que utiliza a mesma capsula do SM58 porem com outra grade de proteção, resultando em uma captação um pouco mais veloz, o que acentua suavemente as freqüências medias e altas.

Existe mais microfones dinâmicos que foram desenvolvidos a partir do sucesso do SM58. Podemos citar entre eles o SENNHEISER E-835, 935 e 840, o SAMSON Q7 Q8 e, o SUPERLUX PRA-D1 e SONATA, o AKG D55S e D-77S, o BEHRINGER ultravoice XM8005, o YOGA DM1002, todos na faixa de R$350,00 ou até menos.

Há ainda vários outros dinâmicos cardióides, supercardióides e hipercardióides dessas marcas e de outras que são fabricados com as mesmas capsulas mas que utilizam outros componentes e material de acabamento mais simples , proporcionando um excelente resultado por preços bem menores.

Todo home-studio precisa de pelo menos um microfone dinâmico na medida em que eles são mais indicados para a captação direta de instrumentos de grande pressão sonora como bateria, instrumentos de sopro e amplificadores de guitarra. Já os condensadores funcionam melhor como over ou para microfonar vozes e instrumentos mais sutis como violão acústico, flauta, percussão de efeito ou pequenos instrumentos de corda com pouca pressão sonora.

Espero que essas poucas dicas possam te ajudar na hora de escolher o seu novo microfone. Se você tem alguma duvida mais especifica escreva ao Dr. Musica no email doutormusica@gmail.com e acompanhe o nosso blog para ler a sua resposta.

Um abraço...

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