sábado, 24 de outubro de 2009

- monitor por fone de ouvido...


Monitoração por fone de ouvido funciona bem ou não?

 O nosso amigo e leitor Alan nos enviou a seguinte pergunta:
 
Queria pedir algumas sugestões sobre implantação de fones (monitor com varios fones). Explicando meu cenario: Na nossa Igreja temos um problema sério com os retornos para os musicos... como cada um tem seu volume, cada um  quer seu volume no maximo, gerando assim uma falta de controle do som da frente da Igreja. Pensei em implantar um sistema de fones para os musicos... Total de 6 fones.(baixo,guitarra, teclados,violao,bateria) Agora pergunto: com um custo mais reduzido possível... Que tipo de mesa (marca e modelo) ? Qual o modelo mais indicado para o amp. de fones ? (beringer, powerclick...)
Desde já Agradeço pela atenção, sei que este assunto não é muito abordado, creio que vai ajudar...
 

Oi Alan a sua pergunta é realmente bastante interessante... Na verdade trata-se de um assunto polemico e um pouco mais complexo do que as pessoas pensam...
Já faz algum tempo que eu vejo vários artistas brasileiros utilizando sistemas de earphone no lugar dos tradicionais monitores de palco. O interessante é que 99,9% deles afirmam que esse sistema é muito desconfortável e que preferem os monitores de chão, mas que por uma imposição dos técnicos e dos produtores eles acabam cedendo para não causar problemas e para não parecerem antiquados ou antipáticos. Uma outra conclusão que cheguei depois de conversar com vários técnicos foi que a maioria deles prefere a monitoração através de fones porque a qualidade do áudio é melhor e não apresenta microfonias.
Na verdade o que realmente acontece é que o Brasil infelizmente ainda não tem tradição na formação de profissionais de áudio, até porque são poucos e muito recentes os cursos de formação nessa área. O resultado disso é que a maior parte dos técnicos de som que atuam no nosso mercado musical ainda não sabe como proceder para alinhar a equalização de um sistema de PA ou de monitores. Isso resulta em uma sonoridade muitas vezes desconfortável e com qualidade ruim, alem de problemas constantes de realimentação (a famosa microfonia). Outro fator importante é que o mundo esta cada vez mais barulhento e as pessoas estão cada vez mais surdas, ou seja, cada musico quer ouvir o seu instrumento mais alto que o do outro e o resultado final acaba sendo uma barulheira insuportável e incompreensível à todos. Muitas vezes sou chamado para consultoria técnica e encontro uma cena onde os músicos estão duelando e disputando a atenção do publico através do botão de volume e não da expressão artística propriamente dita.
Vale salientar que a monitoração por fones é condenada por todos os profissionais da área médica por apresentar riscos á saúde podendo provocar significativa perda auditiva e até mesmo surdez profunda ao longo do tempo. Em função disso a maioria dos países não utiliza mais esse sistema em shows, deixando essa tipo de equipamento apenas para gravações de estúdio onde normalmente utilizamos os fones de ouvido para evitar vazamentos sonoros do áudio que estamos ouvindo durante a gravação.
Sendo assim o que eu sugiro a vocês é que mudem a forma de fazer as coisas... O ideal é que os músicos se aprofundem no estudo técnico dos seus instrumentos de forma a conseguir o melhor resultado possível com o menor esforço e volume. Alem disso também é importante aprender a tocar para “A MUSICA” e não para “O musicO”. Ou seja o melhor mesmo é que o pessoal diminua o volume e pronto... rsrsrsr...
Além disso seria bom fazer uma analise do equipamento que vocês possuem e qual a forma como ele esta sendo utilizado... Muitas vezes temos a sensação de que precisamos de mais volume porque não estamos entendendo o que esta sendo tocado... O que realmente esta ocorrendo é que o som esta mau equalizado e o monitor ou PA esta mau alinhado, nos dando a impressão de que o problema é falta de volume, quando na verdade é excesso de harmônicos desnecessários e de ruídos de saturação do sistema... isso sem contar a famigerada microfonia... Tudo isso poderia ser evitado com o auxilio de um bom profissional de áudio.
Se ainda assim você chegar a conclusão que o sistema de monitoração por fone é a melhor opção para essa situação em especial, eu diria que há várias possibilidades e várias formas de adaptar os equipamentos que vocês já possuem.
A primeira coisa a se considerar é a quantidade de vias de monitor que você pretende usar. Ou seja, quantas saídas de auxiliar você tem a disposição na sua mesa de som. Se a sua mesa possui apenas duas saídas auxiliares (AUX-send) então você terá apenas dois canais de monitoração. Seguindo esse raciocínio fica fácil entender que mesmo que você coloque dez fones de ouvido no palco, os músicos terão apenas essas duas vias de monitoração.
Nesse caso poderíamos ligar uma saída AUX. em um pré-ampli para 5 fones e a outra saída em outro pré-ampli para os outros 5 fones. Dessa forma os 5 primeiros músicos estariam ouvindo a mesma mixagem de monitor do primeiro AUX. e outros 5 músicos ouviriam a outra mixagem relativa à segunda saída de AUX.
Em relação a marcas, modelos e preços, posso dizer que todas as marcas famosas de equipamentos profissionais de áudio, possuem o seu modelo de pré-amlpi para fones, contudo, depois de alguma pesquisa cheguei à conclusão que a melhor relação custo/beneficio para o seu caso esta nos modelos POWER PLAY PRO - 8 HA8000 e XL HA4700 da Behringer, ou então em duas unidades do MINIAMP AMP800 também da Behringer, ou ainda duas unidades do minusculo Behringer HA400.
È claro que existem outras marcas e modelos, com sonoridade talvez melhor ou com preço supostamente mais viável, mas esses três equipamentos que eu citei são fáceis de serem encontrados, tem o valor bastante acessível e possuem uma ótima sonoridade.
È importante frisar que:
- No caso do 8 HA8000 você poderá usar uma mesma via de monitor para os 16 fones ou se preferir 8 vias diferentes sendo 1 para cada 2 fones.
- No caso do XL HA4700 sera 1 via para os 8 fones ou até 4 vias sendo 1 para cada 2 fones.
- No MINIAMP AMP800 teremos 2 vias com 2 fones em cada via perfazendo um total de 4 fones.
- E finalmente no HA400 teremos uma única via pra os 4 fones.
A forma de liga-los é simples, independente da mesa de som que você esteja usando, você deve plugar a saída de cada aux-send da mesa na entrada de um dos canais do pré-ampli de fone a ser utilizado. Lembre-se que a mesa de som é apenas um misturador, os instrumentos entram separados um em cada canal e saem juntos pelo master ou separadamente pelos auxiliares (send).
Espero ter respondido a sua pergunta... Desculpe-me pelas criticas aos companheiros de trabalho e agradeço pela sua participação em nossa coluna... se as duvidas persistirem volte a nos escrever através do email doutormusica@gmail.com e teremos enorme satisfação em lhe auxiliar... Um abraço fraterno... e até o próximo artigo...

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