segunda-feira, 26 de outubro de 2009

- como gravar em casa ?


Gravando em casa...

O nosso amigo Carlo Roberto D... nos enviou a seguinte pergunta:

“ Gostaria de saber se consigo fazer gravações simples, aqui em casa, de violão e voz, só com o microfone co1u, da samson?  Se não há necessidade de ter no PC uma placa de áudio/som específica e como faço para gravar voz e violão utilizando só este microfone?  indique-me, por favor a posição, distância, enfim, qual o procedimento para conseguir uma gravação razoável, nessas condições...”


Oi Carlos, estava mesmo faltando em nosso site um artigo sobre gravação...

Esse assunto é bastante amplo de forma que um livro inteiro ainda seria pouco para o tanto que se pode falar sobre o tema.

Eu sou de uma geração que nunca imaginou que um dia seria possível gravar um disco inteiro em meu próprio quarto. Lembro-me que na minha infância eu brincava de fazer gravações em um velho AKAI de 4 canais do meu tio enquanto os meus amigos jogavam bola na rua. Naquela época era o Maximo da modernidade e eram poucas as pessoas que tinham um equipamento desses à disposição. Poucos anos se passaram e temos uma infinidade de equipamentos e possibilidades dentro do nosso computador doméstico. Como eu já escrevi em outro artigo sobre interfaces, isso só se tornou possível graças á tecnologia de digitalização do áudio, que deixou tudo mais fácil e mais barato. Isso sem contar as possibilidades de edição e mudança de pitch/time alem do processamento de efeitos.

Talvez seja por isso que vejo muita gente dizer: _”grava assim mesmo que depois a gente arruma na mixagem...”.

Vale a citação histórica de que até o começo da década de 60 as gravações eram feitas em apenas dois canais, ou seja, não dava para gravar um instrumento em cada canal separadamente, tínhamos que gravar tudo ao mesmo tempo e no mesmo canal. Sendo assim a mixagem era feita antes da gravação... É isso mesmo que você esta lendo... Os técnicos de som da época passavam várias horas mudando a posição dos microfones e ajustando o volume e a equalização de cada um deles enquanto a banda tocava, até todos terem a certeza que a sonoridade estava boa e a seção já poderia ser gravada.  Alem disso as gravações eram feitas em tempo real (real time) com a banda toda tocando ao mesmo tempo como se fosse uma apresentação para publico, até porque não havia como se fazer edições posteriores. No máximo cortar e emendar alguns pedaços de fita magnética, o que dava muito trabalho e nem sempre apresentava resultados satisfatórios.

Com o surgimento dos gravadores de 4 pistas as coisas ficaram um pouco mais fáceis... Podíamos gravar inicialmente nos 4 canais e depois reduzíamos tudo para dois canais de outro gravador. Foi ai que surgiu a idéia de mixagem posterior á gravação...  O interessante é que os engenheiros da época perceberam que poderiam voltar o resultado daquela mixagem para os dois primeiros canais do gravador e gravar mais alguma coisa nos outros dois canais. Se esse processo fosse repetido várias vezes, seria possível gravar uma orquestra inteira, em seções e canais separados.

O disco “Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band” da banda britânica THE BEATLES foi o primeiro disco a ser gravado dessa forma. Na época o produtor George Martin utilizou dois gravadores de 4 canais trabalhando de forma sincronizada. Isso lhes rendeu quatro prêmios Grammy e o titulo de primeiro disco gravado em oito canais do mundo, alem de revolucionar completamente a indústria fonográfica da época.

Percebo que com o advento da tecnologia acabamos perdendo um pouco do cuidado com a fase inicial da gravação, dedicando mais atenção às edições e aos processamentos posteriores. Hoje em dia a mixagem dos vários canais é feita depois que todos já estão gravados. É nesse momento que costumamos perceber que poderíamos ter feito as coisas de outra forma no começo da gravação. Mas ai já é tarde demais... Acabamos ficando um pouco frustrados e tentamos aproveitar da melhor forma possível o material que temos nas mãos.

Se você esta começando a fazer suas próprias gravações e não sabe exatamente como proceder não se preocupe... As melhores idéias vieram da necessidade, aliada á criatividade e à falta de recursos e conhecimentos técnicos!

Ou seja, o melhor jeito de conseguir um bom áudio é tentando de varias formas diferentes, até chegar ao melhor resultado.

A principal dica que eu posso lhe dar é que você preste atenção na relação sinal/ruído. Ou seja, não deixe o volume muito alto para não distorcer a gravação.  A pressão sonora ideal é em torno de -6dB, dessa forma você terá uma boa margem de folga para trabalhar com os processamentos de efeito na hora da mixagem.  Recomendo que leiam os artigos sobre mesa de som e pré amplificadores postados nesse site para esclarecer melhor essa questão.

Em relação a distancia e posição do microfone, o que posso dizer é que ela irá variar de acordo com a pressão sonora do que você esta gravando. Em media adotamos a medida de um palmo da fonte emissora como distancia ideal e padrão.

É interessante observar que alguns ambientes apresentam maior reverberação natural do que outros. Você pode gravar no banheiro ou no corredor se quiser aproveitar o eco desses ambientes, o problema é que depois de gravado não tem mais como tirar esse efeito da gravação. Sendo assim prefira os ambientes com menos reverberação. Uma boa solução é procurar a parte da casa que tenha mais moveis acolchoados. Quando eu quero um som mais seco eu costumo fazer uma cabana improvisada com acolchoados e cobertores e gravo dentro dela. Você pode também improvisar um anti-puff para gravar as vozes usando a armação de um coador de café ou mesmo um fio de cobre grosso e uma meia feminina esticada sobre ele.

Se você for gravar o violão e voz ao mesmo tempo o certo será testar a melhor posição e distância para que o mic capte tudo sem que a voz se sobreponha muito sobre o violão. Se o violão for eletrificado você poderá conectá-lo diretamente na placa de áudio normal do seu comp. e usar o mic apenas para gravar a voz. O ideal é gravar sempre sem equalização (flat), mas há casos e ambientes que requerem alguns ajustes de EQ.

Oportunamente escreverei um artigo dando dicas da utilização de equalizadores, compressores e efeitos de áudio, mas posso adiantar que os bons microfones como é o caso do CO1U da Samson, costumam apresentar um ótimo resultado de gravação sem a necessidade de muitos processamentos posteriores.

Os mic com conector USB como o CO1U são uma solução interessante porque dispensam o uso de placas conversoras de áudio. É só ligar o mic no computador através de um cabo USB e começar a gravar. Mas tem a desvantagem de não poderem ser usados como microfone normal sem o cabo USB e o computador, alem de não podermos usar um pré-ampli externo para aquecer o áudio.

A maioria deles pode ser usada diretamente no programa de gravação, mas alguns, como é o caso dos Samson possui um software específico com controles de volume e equalização parecido com os drivers usados pelas placas de áudio comuns.A vantagem principal esta no seu baixo custo e na portabilidade. Você só precisa do mic e de um computador para começar a gravar.

Com relação ao software de gravação, escreverei posteriormente um artigo inteiro sobre o tema, mas o que posso adiantar é que já há algum tempo cheguei à conclusão que o melhor software de gravação é aquele que você domina e se sente a vontade enquanto utiliza.

Teria muito mais a dizer, mas escreverei outros artigos mais específicos sobre o tema à medida que as pessoas forem me enviando as suas duvidas...  Espero que esse artigo tenha lhe auxiliado... Caso tenha duvidas mais específicas volte a nos escrever, teremos enorme satisfação em lhe ajudar... Um abraço fraterno...

Um comentário:

  1. Parabéns pelo post. comprei o mic usb da samson...estou gostando apesar de meu notebook não estar reconhecendo perfeitamente o software dele...e nem o sonar que veio junto...mas com o audacity ele funciona "bem"...

    Luiz

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