quinta-feira, 8 de outubro de 2009

- gravando com mic200 e phantom power...


 Quando usar o phantom power? Posso ligar meu pré MIC200 em um canal da mesa... ?

O nosso amigo Luiz Gustavo O... nos enviou uma pergunta que acreditamos também ser uma duvida de vários outros leitores. Segue a sua pergunta:

Olá amigos!

Acompanho sempre as matérias e recentemente adquiri um MIC200 da Behringer. Ainda não consegui usá-lo e tenho algumas duvidas:



-Possuo uma Placa 2496 da M-audio e uma mesa de som Xenyx da Behringer. Gostaria de saber se posso ligar o pré na mesa para gravar além do vocal, guitarra e baixo, ou se não devo usar a mesa para isso e teria que ligar o pré direto na placa de som. Tipo guit/pré/mesa e se isso influencia alguma coisa na qualidade de som.

-Outra coisa que gostaria de saber é se quando for gravar a voz com o pré, ligo o phantom do próprio pré e não ligo o phantom da mesa e deixo o TRIM no ZERO, certo?


Obrigado e aguardo o retorno!
Luiz Gustavo O...


Oi Luiz, na verdade não há nenhum problema em ligar o MIC200 em um dos canais da mesa. Nesse caso sugiro que você opte por um canal que não tenha pré(TRIN) assim você estará utilizando apenas o pré do MIC200. Quando estou em viagem costumo levar comigo uma pequena mesa TAPCO e um pré STUDIO ART portátil. Se eu preciso gravar algo que eu considere que necessita de equalização então eu passo o sinal do pré STUDIO ART por um dos canais da mesa, mas se eu sinto que não é necessário nenhum tipo de equalização no áudio que estou gravando então eu ligo o pré direto na placa de som. O que devemos sempre lembrar é que em se tratando de áudio, quanto menos caminhos forem percorridos pelo som captado, maior será a sua integridade. Ou seja, cabos, conectores e circuitos eletrônicos apresentam perda de sinal elétrico proporcional á qualidade dos componentes utilizados na fabricação do equipamento que você esta utilizando. Sendo assim, embora não haja problema em ligar o pré em um canal da mesa o ideal é que você utilize esse procedimento apenas se precisar dos recursos de equalização da mesa, ou ainda se for necessário realizar a mixagem dos canais da mesa antes mesmo de enviar o áudio a ser gravado ao computador.

È importante também lembrar que se você for utilizar um canal da mesa que já possua pré(TRIN) o ideal seria mesmo manter o controle de ganho(TRIN) do canal escolhido na posição ZERO ou então utilizar o mínimo possível do ganho(TRIN) da mesa afim de evitar que ocorra a aplicação de um pré sobre o outro, o que poderia gerar problemas de impedância, causando distorção no áudio, gerando ruídos, ou até mesmo danificando a mesa de som caso ocorra excesso de alimentação por parte do áudio que esta sendo gravado.

Com relação ao phantom power, também não há problema em acionar o da mesa e o do MIC200 ao mesmo tempo, até porque pode ser que você esteja utilizando um microfone condensador ligado no MIC200 e outro ligado diretamente em um dos canais da mesa, nesse caso você precisará da alimentação do phantom tanto no conector do MIC200 como no conector do canal da mesa em que o outro condensador estiver ligado. Alguns prés não aceitam esse tipo de situação e geram ruidos indesejáveis ao acionarmos os dois phantom ao mesmo tempo, nesse caso o melhor é testar e ver o que acontece com o seu. Lembre-se que o phantom power é uma alimentação elétrica de 48v que é enviada para a capsula de microfones do tipo condenser através do pino central(neutro) dos conectores do tipo XLR(cannon). Ou seja, se você não estiver utilizando um microfone desse tipo você não precisará deixar o phantom power ativado. Respondendo mais objetivamente à sua pergunta, sim... você está certo! Quando for gravar a voz com o pré, ligue o phantom do próprio pré e não ligue o phantom da mesa e deixo o TRIM do canal da mesa no ZERO. Sendo assim, realmente não é necessário deixar o phantom do MIC200 e o da mesa ligados ao mesmo tempo se você for utilizar o condensador apenas em um dos dois equipamentos. O phantom power a ser utilizado deverá ser sempre o do equipamento aonde o mic condensador está inicialmente conectado. Espero que esse artigo lhe ajude na solução dessa questão. Se a nossa resposta ainda não foi suficiente para sanar as suas dúvidas pedimos que volte a entrar em contato e teremos enorme prazer em ajuda-lo. Um forte abraço... boa gravação... e não se esqueça de divulgar o nosso site aos amigos que também se interessam por esse apaixonante tema...

Um comentário:

  1. Muito bom o tema e a resposta, também era uma dúvida minha, pois uso o mic200 pra gravar condensador, ligo o behringer B2 no Mic200, e a saída do mic 200 na entrada da M-audio fast track pro. Eu ligo somente o phantom do mic200. Não constumo ligar simultâneo o phantom do mic200 e da fast track.

    ResponderExcluir