quarta-feira, 25 de novembro de 2009

- Gravação com subgrave


   Gravando com caixa de subwoofer...

O nosso leitor Antonio Caetano perguntou a nossa opinião sobre o uso de subwoofer em estúdios...

O que posso dizer sobre isso é que o mais importante nesse caso é o bom censo na hora da utilização das caixas de subgrave...

Um termo muito comum entre os profissionais de estúdio é o famoso “Som de Cliente”... e foi para isso que as caixas de subgrave foram introduzidas nos estúdios.

Normalmente costumamos trabalhar com monitores pequenos e com o controle de volume (amplitude) bem reduzido.

Os monitores de referência são caixas acústicas especialmente projetadas para responder de forma plana. Ou seja, elas mostram exatamente o que esta gravado... Todas as freqüências presentes na gravação devem ser pronunciadas pelos monitores, de forma que nada passe desapercebido. Sendo assim, o melhor monitor de estúdio é aquele que não cansa o ouvido do técnico e ao mesmo tempo não esconde os defeitos da gravação, mostra tudo que pode estar faltando e também o que pode estar sobrando. Recomendo que leiam o artigo sobre monitores " - O melhor monitor de audio e estudio..." escrito nesse blog.

O subwoofer é um alto falante que funciona nas faixas de freqüências graves normalmente entre 20Hz e125Hz, podendo ter a sua freqüência de corte alterada para cima ou para baixo conforme a regulagem do equalizador, do crossover e até do próprio circuito da caixa. Esse tipo de caixa é utilizado para acentuar essas freqüências graves na medida em que os pequenos monitores de estúdio são lineares e não conseguem pronunciar essas freqüências com a força que o cliente gostaria de ouvir...

Ocorre que quando estamos realizando a mixagem e a masterização é fácil perceber se essas freqüências estão presentes ou não mesmo nos pequenos monitores de referencia de estúdio, ou seja não precisamos de um subwoofer para notar a presença dos graves. O bom profissional de áudio deve ter a audição mais refinada e treinada, a ponto de sentir a presença das freqüências mesmo em volumes reduzidos. Os graves devem soar de forma limpa sem interferir na pronuncia das outras freqüências. Chamamos isso de “som macio”... As caixas de subwoofers acrescentam força e peso aos graves mas e comum ver sistemas de subgrave que na verdade estão acrescentando também ruídos e distorção, nos causando a impressão de embolar o áudio nas freqüências mais baixas.

Também é fundamental observar as condições acústicas onde o som será propagado na medida em que as freqüências graves são as que mais apresentam problemas de fase e estacionaria. O que pode fazer das caixas de subgrave uma grande responsável pelo fenômeno de mascaramento de freqüências.

Outro detalhe importante é que quanto mais aumentamos o volume maior se torna a distorção proveniente da relação sinal ruido do equipamento que estamos utilizando. Isso muitas vezes faz com que a realidade sonora seja alterada, resultando em uma mixagem que parece soar bem mas que na verdade esta desequilibrada e acaba se comportando de forma insatisfatória em equipamentos domésticos.

O que pode ocorrer quando utilizamos subwoofer e caixas de grande porte é que corremos o risco ter a falsa impressão de que os graves estão muito acentuados quando na verdade não estão.

Sendo assim o ideal é que todo o trabalho de gravação, mixagem e masterização seja feito em monitores de referencia que respondam de forma plana e linear a todas as faixas de freqüência e que as caixas de grande porte e o subwoofer sejam utilizados apenas na hora de mostrar o áudio final ao cliente e não como referencia de trabalho... Com isso conseguiremos garantir a integridade e o equilíbrio do áudio final sem sermos induzidos a erros pela utilização de caixas de uso domestico ou mesmo de sonorização de grande porte que costumam ter a sua pronuncia contornada para melhor atender ao gosto popular.
Espero ter esclarecido a sua duvida... Agradecemos a sua participação e continuamos nos colocando a disposição dos leitores para esclarecer duvidas sobre áudio e musica... Um abraço fraterno... e até o próximo artigo...

domingo, 15 de novembro de 2009

- Comprar mesa de som firewire...


O que comprar? Mesa Firewire ou mesa com interface USB separada...

O nosso leitor e amigo Sergio Ferraz  nos enviou a seguinte pergunta:

Toco em bares MPB voz e violão e gostaria de trabalhar com playbacks de acompanhamento, pois tem lugares em que vou tocar (principalmente em festas), e acabo necessitando de um peso maior devido ao repertorio que obrigatoriamente acabo tendo que fazer (tipo pagode, forro etc), e nem sempre dá pra levar 2 caras a mais pra tocar junto devido ao cachê.
Só que estou numa duvida: Como vou trabalhar com MID e gravação em trilhas seria mais vantagem comprar uma placa USB (estava pensando na EDIROL), ou compraria uma mesa pois assim já melhoraria o meu som pois necessariamente terei que comprar outra mesa com a placa pois acho que com a mesa que eu tenho hoje não conseguiria fazer uma gravação de qualidade.
Gosto muito dos seus artigos e vou continuar acompanhando seu blog abraços...

Oi Sergio, fica difícil ser objetivo na resposta sem saber qual mesa de som você possui. Também não sei quanto você pretende investir na compra de uma nova mesa... Eu particularmente sempre prefiro equipamentos independentes, considerando que nem sempre precisamos usar ou transportar os dois ao mesmo tempo alem disso em caso de defeito da mesa ou da interface você não perde os dois ao mesmo tempo, isso sem contar a possibilidade de poder se desfazer de um deles separadamente do outro.

Outro aspecto importante é que nem todos os computadores possuem entrada Firewire, o que acaba fazendo das interfaces USB uma opção mais versátil.

Essa interface EDIROL que você citou é uma boa escolha, possui conversores ROLAND de alta resolução e o preço é bastante acessível.

Se você é um entusiasta do programa de gravação Protools compre uma M-AUDIO e terá a vantagem de poder usar a versão M-Powerd do Protools. Vale lembrar que o som dos conversores dos modelos mais simples da EDIROL é bem melhor que o som dos modelos mais simples da M-AUDIO, afinal de contas quando falamos em EDIROL estamos falando em ROLAND.

Provavelmente você consegue comprar a interface EDIROL e uma boa mesa compacta por menos do que custaria uma mesa Firewire. Contudo, também é importante observar quantos canais de conversão AD/DA você terá a sua disposição no caso da mesa Firewire e no caso da interface USB.

Se mesmo depois de todas essas considerações você ainda preferir a mesa Firewire, uma boa opção poderá ser a M-AUDIO NRV10 ( a foto acima). Trata-se de uma mesa compacta com efeitos, boa sonoridade e preço de aproximadamente R$2.000,00. Sugiro que você releia os artigos que escrevi sobre " comprar uma mesa de som..." e o outro sobre " interfaces ".

Não sei se consegui ajudar na solução da sua dúvida... mas espero que sim... se a dúvida persistir escreva-nos com mais detalhes para que possamos ser mais específicos na resposta... Um abraço fraterno...