domingo, 20 de setembro de 2009

- não ouço reverb...



O que faço para ouvir o reverb no meu monitor?

O nosso leitor Robrigo M... enviou-nos uma questão que provavelmente já deve ter acontecido com todos... Vamos à pergunta:

“Estou com uma pequena dúvida na ligação do meu monitor pessoal Shure PMS200. Uso uma mesa Behringer 2442FX com efeito interno... E uso um Virtualizer externo para efeito da voz principal...  São 4 mandadas AUX... Então, fica Aux 1 para o PMS200 AUX 2 monitor floor da batera... AUX 3 (fx interno demais vozes) e Aux 4 para o Virtualizer... Porém, a voz no PMS fica seca, sem nem mesmo conseguir adicionar um reverbezinho... Tem alguma idéia?”

Oi Rodrigo, pela sua descrição o que parece estar acontecendo é que você esta enviando o sinal de áudio para o seu Shure PMS200 antes mesmo que o som passe pelo efeito (reverb). Ou seja, quando você manda o sinal do canal de voz para o auxiliar 1 e liga a saída do auxiliar 1 da mesa diretamente ao seu monitor enquanto o sinal que vai para o efeito sai pelos auxiliares 3 e 4, na verdade não haverá mesmo efeito na voz. É importante lembrar que todo sinal mandado a um processador de efeito deve retornar á mesa de som para podermos sentir a presença do efeito processado. O botão de controle aux. SEND define a quantidade de sinal a ser mandado para o processador de efeito e o botão de controle RETURN define o volume ou quantidade de efeito que volta do processador para a mesa.

Pergunta importante: Em que parte da mesa você esta retornando os efeitos que saem pelo aux 3 e 4? Sugiro que você retorne o sinal do Virtualize para o canal 15 da mesa. Agora é só mandar o sinal  pelo aux 1 do canal 15 e você estará mandando efeito para o seu monitor. Considerando que o canal 15 estara sendo usado como volta do reverb é bom se certificar que o auxiliar 3 e 4 desse canal estejam fechados para não haver realimentação do reverb. Você pode fazer a mesma coisa com o efeito interno da mesa, fazendo um jump do conector de saída (FX out) para volta lo em algum canal enviando posteriormente o seu sinal para o aux 1.

Espero que isso resolva o seu problema... Se não tiver resolvido volte a nos escrever dando mais detalhes do caso... um abraço e até o próximo artigo...

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

- gravação mono ou stereo ?


Qual e afinal a diferença entre gravação Mono e Stereo???
O leitor Reginaldo G... enviou-nos uma pergunta bastante interessante: Bom dia, comprei o mic. Samson Co1u e notei que ele grava em mono... Como resolver esse problema? O que está errado? Simplesmente o conectei ao notebook... Tem algum manual mais completo do produto?

Oi Reginaldo, na verdade não há nada de errado nisso. A primeira coisa que devemos considerar é que:

Monoaural, ou Mono, é o sistema de gravação e reprodução do som em que não é possível perceber as diferentes posições das fontes sonoras, ou seja, todo o som é transmitido por meio de um único canal, também chamado de monofônico. Tipicamente é constituído de apenas um microfone, uma caixa acústica, ou, em casos onde existir mais de um fone ou caixa, todos compartilham o mesmo sinal. O sistema monoaural foi substituído pelo sistema estereofônico na maioria dos equipamentos de áudio, porém continua padrão em aplicações como radio-telefones, redes telefônicas e aparelhos auditivos”. E “Estereofonia ou simplesmente, estéreo, ou ainda stereo do inglês, consiste num sistema de reprodução de áudio que utiliza dois canais de som monoaurais distintos (direito e esquerdo) sincronizados ao mesmo tempo e no mesmo espaço”.

Ou seja, para acontecer esse efeito stereo, alem dos dois canais de áudio independentes, é necessário também que um deles seja posicionado ao lado esquerdo (Left) e o outro ao lado direito (Right). Logo, a diferença entre stereo e mono está na posição em que se encontram os controles de pan (panoramic) dos canais de uma seção de gravação na hora da mixagem. Se você observar uma mesa de som percebera que o controle de pan (panoramic) de cada canal pode ser direcionado para o centro da imagem sonora ou então para a direita ou esquerda. Se você mantiver todos os canais da mesa de som com os respectivos controles de pan na posição zero (ao centro), você na verdade estará ouvindo um áudio em padrão mono, considerando que todos os canais estarão sendo somados com suas imagens sonoras igualmente ao centro. Para criar um efeito stereo nessa gravação, bastará deslocar o pan de cada um dos canais para diferentes posições, direcionando alguns um pouco mais para a caixa da direita e outros mais para a esquerda, não permitindo que nenhum dos canais fique direcionado completamente no centro. A partir desse procedimento nenhum canal terá mais a sua imagem sonora no centro da cena, passando assim a manifestar o citado efeito stereo em sua gravação. Todos os microfones são naturalmente monos, com exceção dos que possuem dois diafragmas e são capazes de captar separadamente e ao mesmo tempo uma fonte de emissão sonora à esquerda e outra a direita, sendo que, para que essa captação esteja realmente em padrão stereo o mic devera ter também a possibilidade de gravar cada uma dessas imagens em canais diferentes, como se estivéssemos utilizando dois microfones ao invés de um. Vale salientar que nem todos os microfones bidirecionais do tipo ribbon, que gravam em figura de 8 podem ser considerados stereo, na medida em que estão registrando os dois lados opostos do microfone em um mesmo canal e não em dois canais distintos. Além disso, a sua pergunta implica em mais um detalhe: o SAMSON Co1u possui o conversor A/D no próprio microfone, dispensando a necessidade de outras interfaces de conversão para realizar a digitalização e gravação do áudio em seu computador. Ocorre que por possuir apenas um diafragma o SAMSON Co1u possui também um único canal de conversor A/D. Sendo assim a única forma de realizar uma captação stereo na hora de gravar seria adquirindo mais um mic igual a esse de forma a gravar cada um em canal de sua seção de gravação ao mesmo tempo, desde que os dois mics não estejam direcionados para a mesma direção na hora da captação do áudio a ser gravado. Outra observação importante é que não se deve colocar um mic de frente para o outro para não causar problemas de cancelamento de fase de algumas freqüências do áudio a ser captado. Caso essa forma de captação seja realmente necessária o ideal é utilizar o controle de inversão de fase ø em um dos microfones. Este controle ø normalmente esta presente nos pré amplificadores, nos canais das mesas de som ou ainda nos canais do mixer virtual do programa (software) que esta sendo utilizado para gravar.

Com relação ao manual, não sei qual foi o que veio no seu mic, mas se for necessário você poderá acessar o manual completo no link:

http://s3.amazonaws.com/samsontech/related_docs/C01U_ownman_v4.pdf

Espero que esse artigo tenha ajudado no esclarecimento das suas duvidas... Caso ainda haja alguma duvida não hesite em nos contatar através do email doutormusica@gmail.com, teremos enorme satisfação em lhe auxiliar da melhor forma possível. Aproveitamos para pedir a gentileza de divulgar esse site a todos os seus amigos que também se interesem pelo assunto...

Um abraço... E até o próximo artigo...